Cada vez mais os criminosos se utilizam das novas tecnologias para aplicar golpes sofisticados. Por esse motivo, o direito digital precisou evoluir e preparar advogados especialistas em golpes.
Esses profissionais estão capacitados para atender demandas de casos onde a tecnologia é usada para causar danos a diversas pessoas. Esses golpes podem ser tanto em ambientes virtuais, quanto físicos.
O Brasil é um dos países que mais possuem golpes e crimes virtuais, ainda mais pela falta de conhecimento da população. Dessa maneira, é cada vez mais essencial o trabalho de conscientização e de um bom advogado especialista em golpe para auxiliar as pessoas vítimas de crimes digitais.
Quais são os principais tipos de golpes digitais no Brasil
De fato, a tecnologia está cada vez mais presente na realidade brasileira e na rotina da população. Não é à toa que cresce o número startups que oferecem serviços tradicionais de uma forma inovadora.
Um exemplo disso são as fintechs, ou seja, os bancos e aplicativos de pagamentos digitais que facilitam o acesso a cartões de créditos e empréstimos. Porém, ao mesmo tempo que essas empresas trazem comodidade, criam novas oportunidades de golpes.
Com isso, o advogado especialista em golpe precisa ter um bom conhecimento de legislação e de tecnologia para auxiliar vítimas. Também é preciso que as pessoas e empresas conheçam os principais golpes aplicados no Brasil.
Golpes do PIX
Com a nova forma de fazer transferências entre pessoas físicas e também pagamentos, o PIX se tornou um grande alvo de golpistas. Alguns deles envolvem o contato direto entre o criminoso e a vítima.
Normalmente, o golpista se passa por uma empresa ou por um conhecido, pedindo um dinheiro ou pagamento inexistente. Assim, após conseguir o pagamento, bloqueia a vítima que não terá como conseguir a devolução da quantia.
Golpe do delivery
Recentemente, nos noticiários brasileiros esse tipo de golpe ganhou bastante destaque pela quantidade de vítimas. Normalmente aplica-se ele através de aplicativos de comidas e compras virtuais.
A pratica se dá por duas maneiras. Na primeira, acontece no momento da entrega, quando o entregador fala que ocorreu um erro no pagamento. Assim, ele entrega uma máquina que cobra um valor bem acima da compra ou que clona o cartão da vítima.
A segunda forma é no momento do pedido. O cliente recebe uma ligação do estabelecimento sobre uma taxa extra que precisa de cobrança. Dessa maneira, pedem as informações do cartão de crédito para efetuar a cobrança, quando na verdade usarão essas informações para efetuar outros pagamentos.
Golpes de pagamentos e auxílios governamentais
Com a chegada da pandemia, golpes envolvendo o pagamento do Auxílio Emergencial, FGTS, Auxílio Brasil e outros programas governamentais cresceram. Normalmente, ele é feito através de mensagens de SMS ou no WhatsApp.
Essas mensagens alertam sobre a necessidade de atualização de cadastro ou uma nova data de pagamento. Contudo, ao entrar no link enviado, todos os dados do aparelho são recolhidos, permitindo que os criminosos utilizem eles para pagamentos ou para retirar os auxílios no nome da vítima.