- Pense duas vezes: antes de postar ou enviar fotos, pense se você gostaria que seus pais, amigos ou futuros empregadores vissem isso. Mesmo que você confie na pessoa a quem está enviando as fotos, ainda pense.
- Você sabe quem realmente são seus amigos online ?: Encontrar-se com alguém que você só conhece online pode ser perigoso, mesmo que seja um amigo de um amigo, pois essa pessoa ainda é um estranho. Se alguém que você só conhece online lhe pedir para se encontrar, para obter informações pessoais ou fotos / vídeos seus, diga a um adulto imediatamente e denuncie-os.
- Use senhas fortes: quanto mais longa a senha, mais segura ela será. Use uma senha diferente para cada uma de suas contas de mídia social, jogos ou online.
- Mantenha as informações pessoais seguras: ao bater papo ou postar online, não forneça informações como seu nome completo, senha ou endereço residencial. Lembre-se de que as informações pessoais também podem ser vistas em imagens e vídeos que você compartilha.
- Seja seletivo com os pedidos de amizade: Se você não conhece a pessoa, não aceite o seu pedido nem responda às suas mensagens. Pode ser uma conta falsa e alguém fingindo ser alguém que não é.
- Conheça as suas configurações de segurança: Todas as plataformas online e de mídia social – Snapchat, Instagram, Facebook etc. – têm configurações de segurança. Saiba como você pode alterá-los para manter a privacidade das informações, onde denunciar algo e como bloquear alguém.
- Clique nos links com cuidado: contas de mídia social são regularmente hackeadas. Preste atenção no idioma ou nas palavras que não soam como algo que seu amigo postaria. Você pode confiar que o link em que está clicando de um suposto “amigo” não contém um vírus ou algum tipo de programa de espionagem? Não aceite nada se não tiver certeza de quem é a pessoa ou o que ela lhe enviou.
- Não vincule suas contas: Muitos sites e aplicativos oferecem a opção de ‘Entrar com o Facebook’, em vez de criar uma conta separada. Mas, ao fazer isso, sua rede social pode compartilhar todas as informações que possui sobre você, incluindo a data e local de seu nascimento, seu endereço de e-mail e detalhes de emprego, junto com fotos. Com apenas um login para sites diferentes, se um site for hackeado, todas as suas contas também podem ser.
- Software antivírus: Manter-se seguro nas redes sociais significa permanecer seguro online em geral. É aqui que um bom programa antivírus é útil. Varreduras regulares, talvez diariamente, ajudarão a mantê-lo muito mais seguro.
- Diga a um adulto de confiança: Se alguma coisa ou alguém o deixar chateado, preocupado ou confuso. Existem muitas pessoas que o poderão ajudar, como professores, pais, encarregados de educação.
Se você foi vítima de algum esquema fraudulento na Internet ou qualquer outro crime virtual, é aconselhável consultar um advogado especialista em crimes virtuais que possa ajudar a criar a melhor defesa com base nos fatos específicos do seu caso.