Bitcoin: conheça os riscos de benefícios desta criptomoeda

O Bitcoin é a criptomoeda mais famosa no mundo todo. Isso porque ela foi uma das primeiras a surgir e se destacar no mercado das moedas digitais. Hoje, o Bitcoin está entre as moedas que mais recebem investimentos no mundo todo. 

Apesar de existirem diversas outras criptomoedas, o Bitcoin está sendo usado por investidores para guardar dinheiro. Aqui você vai encontrar os principais riscos e benefícios de se investir em Bitcoin. 

O Bitcoin

Como já abordado em outro post, o Bitcoin é uma moeda digital, em outras palavras, um ativo digital descentralizado. Isso significa que não existe controle dos bancos centrais e governos sobre esta criptomoeda. 

A emissão desta criptomoeda é limitada, e por isso ela se destaca entre as demais. Desde o início, a emissão deste criptoativo está limitada a 21 milhões, e este número jamais será alterado.

Veja abaixo os principais benefícios que o Bitcoin oferece a você investidor.

Emissão 

Como já explicado anteriormente, o Bitcoin não é uma moeda impressa ou controlada pelos governos. Assim, ela não sofre influências da inflação, muito pelo contrário, esta moeda apenas se valoriza mais com o tempo. 

Com essas informações você entende o porquê da sua emissão limitada ser uma vantagem. A regra de procura e demanda faz com que a cada dia que passe, o valor do Bitcoin aumente. 

Grande interesse 

Hoje em dia se torna cada vez mais comum que empresas invistam em Bitcoin. Isso faz com que o valor da moeda se torne cada vez maior. E mais uma vez, a lei da procura e demanda favorece quem investe. 

Ativo de proteção

Ativos de proteção são parecidos com reservas de emergência. Eles são muito procurados em momentos de crise financeira. O ativo de proteção mais popular hoje é o ouro

Apesar deste ativo ser o principal após muitos anos, o Bitcoin tem grande potencial para substituí-lo. E caso isto de fato aconteça, a criptomoeda sofrerá uma grande valorização do mercado. 

Riscos do Bitcoin

Tendo em mente as potencialidades deste criptoativo , você já deve estar interessado em investir. Contudo, é importante avaliar os riscos também, já que nem tudo são flores. Por isso, leia a seguir os principais riscos desta criptomoeda. 

Regulamentação inexistente

Este é um fato que pode ser um benefício ou não. Sendo o Bitcoin uma moeda sem regulamentação, ela não sofre com desvalorizações junto a outras moedas. Contudo, esta falta de regulamentação torna o mercado de Bitcoin terra sem lei. 

É por esse motivo que ao ingressar no mercado de criptomoedas, você deve buscar se informar ou ter ajuda profissional. Neste contexto, um advogado especialista em criptomoedas pode te ajudar muito. 

Hackers e golpes

No meio virtual as criptomoedas podem estar vulneráveis a ciberataques de hackers. Isso tudo depende da segurança oferecida pela corretora que você escolhe para minerar seus Bitcoins.

E apesar de protocolos de segurança e blockchains, o valor alto de um Bitcoin atrai ainda mais criminosos. Por isso, nem sempre é simples investir exclusivamente em criptomoedas.

Lastro econômico

Este é o nome do valor real de determinada moeda, garantido pelas riquezas do país ou região onde ela é utilizada. Porém, as criptomoedas não possuem este lastro econômico. 

Desta forma, não existe nada que garanta o real valor do Bitcoin. Que fica à mercê do mercado e da valorização que este dá para a moeda virtual. 

Fale agora com um Advogado!