Os maiores crimes digitais desta era: golpes no mercado cripto

O mercado cripto tem crescido consideravelmente, se tornando muito famoso entre as pessoas nos últimos anos. Este, porém, é um ambiente muito propício para crimes digitais, golpes e outras formas de roubo de criptomoedas. 

Conhecer as principais maneiras pelas quais este tipo de crime acontece pode te ajudar a se prevenir e estar atento. Pensando nisto, veja a seguir os principais crimes digitais dos últimos anos, que impactaram o mercado cripto e seus investidores. 

Os golpes de criptomoedas

Golpes de criptomoedas, um dos mais famosos crimes digitais atualmente, nada mais é do que o roubo de dinheiro. E este tipo de roubo parte do aproveitamento das facilidades do meio digital. 

Atualmente, existe uma grande preocupação das corretoras de criptomoedas em oferecer aos seus clientes. Ainda, apesar destes esforços, crimes digitais ocorrem e tem uma característica chocante: o alto valor roubado. 

Desta forma, os crimes digitais que mais chamaram a atenção nos últimos tempos tiveram essa característica em comum. As pessoas lesadas pelos hackers perderam muito dinheiro ao caírem nos golpes digitais. 

Veja a seguir os golpes de criptomoedas que marcaram esta era, e leve eles como um alerta para seus negócios.

O Faraó dos Bitcoins

Este caso ficou conhecido após o acusado ser preso pela polícia federal, suspeito de comandar um esquema de pirâmide com criptomoedas.

Todo o esquema tornou-se público em agosto de 2021, quando foi revelado um esquema bilionário, de transações fraudulentas no mercado cripto. 

Além de tudo, a promessa do acusado aos seus clientes era de rendimentos mensais de 10%, um valor muito chamativo para o mercado.

Apesar disto, foram feitas denúncias de pessoas que já suspeitavam do caso no ano de 2019. 

Há poucos anos atrás, não era muito conhecido como a legislação deveria ser aplicada no mercado de criptomoedas. Porém, tudo veio à tona quando a investigação criminal demonstrou que o acusado aplicava apenas parte dos investimentos dos seus clientes. 

Ao final, o maior problema de todo o esquema do “Faraó dos bitcoins” é a estrutura de pirâmide.

Ao mesmo tempo que os clientes eram convidados a participarem de investimentos, não imaginavam que todo o esquema tinha como objetivo a captação de recursos. 

O fim dessa história já foi determinado pela justiça, e o acusado deverá devolver mais de 19 bilhões de reais. 

Atlas Quantum

Este caso aconteceu sob liderança de Rodrigo Marques, que chefiava a empresa Atlas Quantum e prometia rendimento de 5% ao mês aos seus clientes. Ao todo, desapareceram 15 mil bitcoins, avaliados em mais de 3 bilhões de reais. 

Desta forma, as ofertas de arbitragem de criptomoedas oferecidas aos clientes seria a oportunidade de uma alta rentabilidade. Ainda, após este sumiço, os investimentos se tornaram o pesadelo dos clientes, que lutam até hoje para reaver suas quantias. 

Axie Infinity

Este caso ocorreu após um grupo de hackers descobrir falhas no sistema blockchain Ronin, que deveriam assegurar a segurança dos usuários. Desta forma, eles conseguiram roubar mais de 3 bilhões nesta criptomoeda gamer. 

E tudo isso passou despercebido pela desenvolvedora da criptomoeda, que só notou quando seus usuários passaram a reclamar. E estas reclamações feitas eram em relação a problemas com o saque dos fundos, e só então o sistema foi revisado.

Desde já, os hackers não foram descobertos e a responsabilidade ficou sob a corretora, que teve que ressarcir todo o valor. Até hoje, o crime segue sem solução e com um grande prejuízo a desenvolvedora. 

Conclui-se que o mercado cripto é um ótimo lugar para investimento. Porém, é muito importante que você fique sempre atento e evite sofrer com golpes e prejuízos.

Fale agora com um Advogado!