O estado de São Paulo possui uma grande população que se utiliza de diversos recursos tecnológicos cada vez mais impactantes. Por isso, também crescem os números de crimes virtuais que afetam de diversas maneiras empresas e pessoas, que precisam cada vez mais de um advogado especialista em crimes virtuais em SP.

Esse crescimento foi tão grande que, em 2020, o Governo do Estado de São Paulo criou uma nova divisão na Polícia Civil. Ela é responsável no combates a crimes cibernéticos e possui quatro delegacias na capital.

Porém, com o grande número de denúncias, foi necessário também que aumentasse a quantidade de advogados especialistas em crimes virtuais em SP. Com isso, o investimento em direito digital e segurança eletrônica precisa de investimento e reforço em diversas esferas da sociedade.

Além disso, é preciso que a população conheça os crimes virtuais mais frequentes que podem afetar seus aparelhos e informações privadas. Através da educação e dos profissionais especializados, há o aumento da prevenção dessas ocorrências.

Crimes frequentes com atuação do advogado especialista em crimes virtuais em SP

Na cidade de São Paulo, muitas pessoas estão suscetíveis a sofrerem crimes virtuais dos mais variados tipos. Porém, alguns são mais frequentes pela facilidade de aplicação e a frequência de sucesso dos criminosos.

Por isso, a presença dos serviços de um bom advogado especialista em crimes virtuais em SP é importante para a população. Dessa maneira, podem se proteger e ter danos revertidos nesses casos.

Phishing

Um dos crimes virtuais mais frequentes em São Paulo é o phishing, que funciona basicamente como uma isca. Baseada na engenharia social, os criminosos criam anúncios chamativos para que pessoas acessem links infectados com vírus.

Esses anúncios podem chegar das mais diferentes formas, como email, páginas na internet, redes sociais, mensagens, entre outros. Uma vez que a vítima acessa o link infectado, os criminosos dominam seu aparelho e ganham acesso aos seus dados confidenciais. 

Aplicativos falsos

Uma nova modalidade de crime virtual que tem ficado mais comum é a criação de aplicativos falsos. Normalmente, eles oferecem serviços como ganho financeiro, jogos valendo dinheiro, ofertas de trabalho, entre outros.

Contudo, após a instalação no celular e ganhar permissão de acesso a dados, ele passa a recolher informações de outros aplicativos. Assim, consegue passar para os criminosos seus dados bancários, senhas de redes sociais, localização e outros dados valiosos.

Locação de hotéis falsos

A cidade de São Paulo tem destaque por ser um polo trabalhista e cultural do estado. Por isso, conta com uma grande rede hoteleira que é ferramenta de criminosos para realizar crimes virtuais.

Através de anúncios, os golpistas atraem pessoas para realizar a reserva de um hotel que não existe. Dessa maneira, todos os dados bancários digitados pelos clientes são recolhidos e usados para crimes como retirada de dinheiro e pedido de empréstimos no banco.

Concursos através de redes sociais

Seguindo o modelo anterior, criminosos criam anúncios de concursos falsos através das redes sociais. Porém, para ganhar acesso é necessário participar de um sorteio valendo vagas exclusivas.

Novamente, os dados informados pelas pessoas são armazenados pelos golpistas que se utilizam deles para praticar outros crimes virtuais.

Fale agora com um Advogado!