Cada vez mais as empresas e pequenos negócios estão se atualizando tecnologicamente e adentrando os ambientes virtuais. Contudo, para fazer isso de forma correta, é preciso ter um bom profissional do direito digital que entenda das regulamentações necessárias para manter os serviços dentro da lei.

Por exemplo, é preciso que as atividades estejam dentro das normas do marco regulatório e com planejamento de gestão de riscos. Por isso, cada vez mais cresce o interesse pelos trabalhos de advocacia especializada em direito digital.

Dessa forma, é importante saber quais são as competências que esses profissionais oferecem com sua especialização. Assim, é possível encontrar o advogado certo para as demandas digitais de cada pessoa ou negócio.

Oportunidades do direito digital

Inicialmente pode parecer que o direito digital está atrelado apenas às leis e regulamentações virtuais. Contudo, existem diferentes atuações possíveis para os profissionais dessa área.

Cada vez mais as empresas estão atentas aos dados coletados de forma online, assim como a experiência de seus usuários. Além disso, com a conectividade em tempo real e as novas formas de negócio, muitas informações são disponibilizadas.

Dessa maneira, uma das oportunidades de atuação do direito digital é na leitura e tomada de decisões baseadas na análise detalhada desses dados. Desse trabalho surgem possibilidades de roadmaps, criação de cases e tomada de decisões inteligentes.

Todavia, a minoria das empresas conta com profissionais capacitados para a análise desses dados, afetando as decisões. Por isso, pode ser importante a presença de um profissional do direito digital dentro de times de produto.

Competências desejadas na área

Impactados pela transformação digital, os profissionais do direito digital possuem diversas competências. Ainda mais pela diversidade de atuações possíveis dentro dessa área da advocacia.Além disso, devido aos avanços frequentes da tecnologia, há uma constante atualização dos especialistas.

Com isso, as competências e habilidades desses profissionais são constantemente re-elaboradas, para estarem de acordo com demandas e regulamentações que surgem com frequência. Algumas delas são:

  • Conhecimento, entendimento e capacidade de aplicação das legislações nacionais e internacionais do direito digital. Assim, possibilitando a redução de danos e riscos de negócios.
  • Auxiliar a construção e desenvolvimento de serviços, produtos e negócios digitais pautados no marco legal para cada segmento de mercado.
  • Conhecimento de técnicas de design thinking para auxílio de lawtechs e outros tipos de startups.
  • Habilidades de segurança da informação e perícia forense seguindo modelos de práticas de alta qualidade do mercado.
  • Conhecimento e habilidades de implementação de recursos contra ciber-terrorismo, guerras digitais, contra inteligência e espionagem digital.
  • Técnicas de gestão de equipes com profissionais do direito digital utilizando ferramentas de alto padrão dos mercados tecnológicos.
  • Capacidade de renovação de conhecimento para aplicação de novas tecnologias digitais em negócios.
  • Entendimento de estudos relacionados ao mercado digital como Inteligência artificial, Big Data, Realidade Virtual, Metaverso, entre outros.

Cada profissional do ramo de direito digital pode especializar-se em diversas dessas competências e conhecimentos, oferecendo serviços especializados para diferentes tipos de mercados e negócios tecnológicos.

Além disso, pode auxiliar na implementação de estudos de companheiros de serviço dentro de equipes. Por isso, também é interessante o desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas, liderança e oratória.

Fale agora com um Advogado!