Embora sentar atrás de uma tela de computador seja amplamente considerado muito mais seguro do que vagar pelas ruas à noite pedindo a opinião das pessoas em 140 caracteres ou menos, os crimes virtuais estão se tornando cada vez mais comuns.
Além disso, nos últimos anos, os sites de mídia social se tornaram até mesmo focos de crimes virtuais, e as autoridades responsáveis estão ficando atenta a isso.
Abaixo, você encontrará cinco crimes virtuais comuns cometidos nas redes sociais ou como resultado delas.
1. Ameaças online, perseguição, intimidação virtual
Os crimes virtuais mais comumente relatados e vistos que ocorrem nas redes sociais envolvem pessoas que fazem ameaças, ofensas, intimidação, assédio e perseguição on-line.
Embora grande parte desse tipo de atividade fique impune ou não seja levada a sério, as vítimas desse tipo de crime virtual frequentemente não sabem quando podem buscar os meios legais . Se você se sentir ameaçado ou ofendido por uma declaração feita online para você, ou acredita que uma ameaça ou ofensa direta é confiável, é provavelmente uma boa ideia acionar os meios legais por meio de um advogado especialista em crimes virtuais.
2. Hacking e fraude
Embora entrar na conta de mídia social de um amigo para postar uma mensagem de status embaraçosa possa ser perdoável entre amigos, isso, tecnicamente, pode ser um crime virtual grave .
Além disso, a criação de contas falsas ou contas de falsificação de identidade para enganar as pessoas (em vez de apenas permanecer anônimo) também pode ser punida como fraude, dependendo das ações que o titular da conta falsa / falsificação realiza.
3. Compra de coisas ilegais
Conectar-se nas redes sociais para fazer conexões comerciais ou comprar bens ou serviços legais pode ser perfeitamente legítimo. No entanto, conectar-se nas redes sociais para comprar produtos ilegais ou outros produtos não regulamentados, controlados ou proibidos é provavelmente ilegal .
4. Publicação de vídeos de atividades criminosas
À medida que a tecnologia do smartphone e da mídia social continua a melhorar de mãos dadas, mais e mais criminosos estão postando vídeos de seus crimes nas redes sociais . Embora pareça um tanto horrível, pois cada vez mais as autoridades competentes podem contar com esses vídeos para instrução processual.
5. Roubos de férias
Infelizmente, uma prática comum entre os infratores é usar as redes sociais para descobrir quando uma vítima em potencial está de férias . Se as atualizações do seu status de férias forem visíveis publicamente, em vez de restritas a grupos de amigos, então os infratores em potencial podem ver.
Se você foi vítima de algum esquema fraudulento na Internet ou qualquer outro crime virtual, é aconselhável consultar um advogado especialista em crimes virtuais que possa ajudar a criar a melhor defesa com base nos fatos específicos do seu caso.